Considere a seguinte “inocente” pergunta:

“Que tipo(s) de carne você costuma comer no jantar?”

O que você acha da pergunta? Será que ela é tão inocente assim? Quer saber? Não, não é mesmo! Por trás dessa singela perguntinha de nove palavras, há duas fortes premissas: 1) que o respondente janta; 2) que ele costuma comer carne no jantar. Existe alguma coisa que permita ao responsável pela pesquisa imaginar que essas premissas se confirmam? Não, né? (O fato de o redator do questionário costumar jantar e costumar comer carne no jantar não quer dizer absolutamente nada). Então, o “nosso” redator deu duas mancadas em uma só pergunta! Outros exemplos:

“O que você costuma servir quando recebe amigos em sua casa?”

(Quem é que disse que o respondente recebe amigos em casa?)

“Que peso tem a crítica teatral na sua escolha das peças a que vai assistir?”

(Quem disse que o respondente vai ao teatro?)

“Você costuma comemorar o Natal em casa ou na casa de parentes?”

(Quem disse que o respondente comemora o Natal? Quem disse que ele tem parentes?)

“Na sua opinião, a falta de respeito das crianças pelos professores é uma das causas da baixa qualidade do ensino hoje em dia?”

(Quem disse que o respondente julga as crianças desrespeitosas? Será que ele ao menos tem alguma informação a respeito? E quem disse que ele julga o ensino atual de baixa qualidade?)

 

Esse tipo de erro é um dos mais difíceis de identificar. Isso porque a maioria de nós está acostumada a observar (e a julgar) o mundo segundo seus próprios hábitos e valores. Só que hábito não é condenação. Quem trabalha com a elaboração de questionários de pesquisa, assim como em diversas outras profissões, deve se doutrinar a “sair de si” no desempenho da sua função. Trata-se de um treinamento para a vida inteira.

Conclusão: Depois de ler cada pergunta do questionário três vezes com atenção, leia uma quarta, para checar se você não assumiu alguma premissa sobre o seu público que você não tinha como assumir. Em outras palavras, tenha sempre em mente que não é você quem vai responder ao questionário.

Teste Teste Teste