Às vezes, o profissional que redige questionários deseja chamar a atenção do respondente para pontos particulares das suas perguntas e, para isso, sublinha algumas palavras, ou as destaca em negrito, itálico ou de outras maneiras. Tudo bem, contanto que ele esteja bem a par da mudança de significado que, com essa prática, ele pode estar imprimindo às perguntas.

Tome como exemplo a pergunta “Por que você comprou este livro?”. Uma coisa é considerá-la dessa forma, isto é, sem nenhuma palavra sublinhada. Veja agora como a pergunta pode ir assumindo significados diferentes conforme a palavra que é destacada:

- Se você destacar o “por que”, pode passar a impressão de que está de alguma forma questionando a decisão do respondente (alguns respondentes podem mesmo chegar a ver uma certa censura na sua pergunta). Será que a resposta seria mesma com e sem o destaque da expressão?

- Se você destacar o “comprou”, pode dar a entender que deseja saber as razões pelas quais os respondentes compraram o livro e não o leram de outra forma, como por empréstimo a um amigo ou a uma biblioteca, download gratuito, etc. Se for exatamente isso o que você deseja saber, ótimo; se não...

- Se você destacar o “este”, muito provavelmente vai dar a entender que se refere única e exclusivamente àquele livro, e não a qualquer outro, ainda que do mesmo gênero “(de novo, se era exatamente isso o que você desejava, não está mais aqui quem falou).

- Se você destacar a palavra “livro”, pode confundir o respondente. Ele poderia pensar: “O que será que o cara quer saber aqui: por que eu comprei o livro físico, em vez de uma versão eletrônica ou um audiolivro? Mas essas duas formas também são o livro! Ou será que está questionando por que eu comprei o livro e não usei o meu dinheiro para comprar outra coisa qualquer? Ah, sei lá; vou escolher uma delas e pronto”.

Está longe de ser um pecado mortal você destacar palavras ou expressões nos seus questionários de pesquisa. Mas tenha sempre em mente que, ao fazer isso, você estará imprimindo significados especiais aos termos destacados. E nem sempre o que os respondentes vão entender dos destaques estará perfeitamente alinhado com o significado que você quis imprimir. Conselho nesses casos: especial atenção aos pré-testes!

Teste Teste Teste