O questionário abaixo foi distribuído para os usuários do restaurante de uma grande empresa. Dê uma lida no questionário antes de passar para os comentários, OK?

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Qual é o problema?

Meu comentário:

A pergunta Ia desconsidera recomendações dadas em duas Dicas deste blog: a Dica nº 5 e a Dica nº 33. Em primeiro lugar, há duas perguntas numa só. Se o respondente tiver uma opinião sobre as refeições e outra sobre os serviços prestados, já era: não terá como responder. Cada questão deve conter uma e somente uma pergunta. Outra coisa que se observa na questão é a escolha de apenas duas opções de resposta: sim e não. Isso não chega a ser um erro; é antes um desperdício, uma vez que se perde a oportunidade de se conhecerem avaliações intermediárias. Com apenas “sim” e “não” como possibilidades de resposta, basta que os itens avaliados não atinjam 100% do padrão de exigência dos respondentes para que a resposta seja “não”. Consequência: uma hipertrofia (provocada) dessa opção de resposta.

A pergunta Ib justifica-se caso haja uma grande homogeneidade na qualidade dos serviços prestados pelo conjunto de funcionários. Se isso não acontecer, os usuários não terão o que responder.

A pergunta II é interessantíssima: pede-se a avaliação de cinco critérios da comida: aparência das refeições, variedade dos alimentos, variedade das saladas, qualidade das sobremesas e qualidade dos sucos naturais. Você não sente falta de nada, atento leitor? Da qualidade da comida, não é? Pois eu também: da qualidade, do sabor, da temperatura... Curioso como, num questionário sobre a qualidade do serviço de um restaurante se deixe de perguntar coisas básicas como essas!

Para terminar, deixo registrado o meu estranhamento por não ver, em lugar algum do questionário, um campo para registro do dia e hora do preenchimento. De posse de uma informação simples como essa, os responsáveis pela pesquisa contariam com um importante dado para cruzar com as avaliações.
Exemplos:
- “Em geral, as avaliações mais baixas ocorrem em dias em que é servido peixe”.
- “As melhores avaliações ocorrem fora do horário das 12h às 13h”.
- “Os atributos ‘rapidez’ e ‘limpeza’ experimentam uma avaliação mais baixa às segundas-feiras”
- Etc.

Teste Teste Teste